Santos proíbe jogadores de ir para a seleção
O Santos irá vetar a ida de Ângelo e Marcos Leonardo para a disputa do Campeonato Sul-Americano Sub-20 com a seleção brasileira da categoria. O movimento do Peixe já era debatido desde a última semana, e surgiu após o pedido de liberação do Palmeiras por Endrick.
“Se alguém for liberado o Santos não libera os seus jogadores. Queremos isonomia da CBF”, afirmou o presidente santista. O pedido acontece pelo fato de que ambos os atletas foram convocados para o Torneio Sul-Americano Conmebol 2023, que acontece entre janeiro e fevereiro.
Seriam até oito rodadas perdidas em caso os dois atletas no caso de não-liberação dos atletas da seleção sub-20. O Peixe ainda não comunicou a CBF de sua decisão, mas a comissão técnica da seleção sub-20 já estava ciente da possibilidade. O Sul-Americano não está contemplado nas datas-Fifa e, por isso, os clubes não são obrigados a cederem seus jogadores.
Os dois jogadores do alvinegro praiano já haviam comunicado que desejavam participar do torneio com a seleção, mas também afirmaram que compreendem a decisão da diretoria. Desta forma, tanto Marcos Leonardo quanto Ângelo estarão à disposição do treinador Odair Hellmann na estreia do Santos no Campeonato Paulista, que ocorrerá no dia 14 de janeiro, em partida contra o Mirassol.
Atacante do Santos é eleito o finalizador mais promissor do mundo
Segundo um estudo do Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES), Marcos Leonardo, do Santos, foi eleito com o centroavante finalizador sub-20 mais promissor do futebol mundial. O atacante de 19 anos foi um dos principais destaques do Peixe nesta temporada, com 21 gols e cinco assistências em 57 partidas.
O estudo do CIES listou os dez melhores jogadores em 20 categorias diferentes. As categorias nas quais cada jogador se encaixa foram determinadas por oito áreas de jogo, sendo três defensivas (defesa aérea, defesa terrestre e recuperação), quatro ofensivas (participação, chances criadas, finalização e ataque aéreo), além de distribuição de jogo.
Na lista de finalizadores, o atacante do Peixe ficou na frente de nomes como Georginio Rutter, do Hoffenheim, e do brasileiro Vitor Roque, do Athlético Paranaense. Recentemente, Marcos Leonardo também foi incluido na lista dos 25 jogadores sub-20 mais promissores do planeta.